"O computador fornece, em até 20 segundos, informações sobre pessoas ou veículos. É possível saber, por exemplo, se alguém é procurado pela Justiça, os antecedentes criminais, se o carro foi roubado ou se está com a documentação irregular. O programa é ligado ao Sistema de Informações do Ministério da Justiça, da Polícia Militar e do Registro Nacional de Veículos Automotores, Renavam."
Fonte: DFTV 1ª Edição – exibido em: 17/10/2008
E não é que isso funciona mesmo?! Sou prova viva!
Na última quinta feira, no mesmo minuto em que recebo a notícia de que meu padrinho havia sofrido um enfarto, a blitz da PM me para sem dó...
Ah... Clamei por todos os santos, me lembrei de todos os entes queridos já falecidos e supliquei até por São Longuinho para ver se o santo conseguia me fazer desaparecer... (Já que sua especialidade é fazer aparecer, quem sabe ele não conseguia o contrário né?) Mas não deu certo, segundos depois me chega ao lado da janela um policial que não parecia nada feliz em estar de pé há horas abaixo de um sol de 30ºC parando carros irregurales como o meu.
- Pois não "Seu guarda"? Do que você precisa mesmo?
- Documento e Habilitação!
"Detalhe, meu documento vencido e minha habilitação já não valia a mais de 1 ano"
Com o coração a essas horas saltando pela boca, numa atitude desesperada, solto a célebre frase:
- Moço, eu posso te contar uma história?
- Pode falar minha senhora.
- Moço, é que blá,blá,blá,blá,blá...
Ele sem demonstrar nenhuma emoção sobre minha trágica história diz:
- Minha senhora, o comandante da operação é aquele policial de boné branco, só ele pode lhe liberar.
E lá vou eu sobre meu scarpin, com meu vestidinho social e óculos da moda...
- Moço, eu posso te contar uma história?
Ele, sem ao menos olhar para mim, enquanto parava os outros carros cujo maldito computador inteligente denunciava as irregularidades, disse:
- Pois não minha senhora, fale.
- Moço, é que blá,blá,blá,blá,blá...
- Sinto muito minha senhora, seu carro já foi cadastrado no sistema, seus documentos já foram retidos, mas se a senhora quiser fugir prometo não ir atrás, mas a multa é de: R$ 574,00.
- Puta que o pariu! Quer dizer, desculpa!! Foi o susto!!
Ele sem gostar muito mandou que saísse do meio da pista e me conduzisse até meu veículo.
Quase em desespero, repetindo uma única frase: Tô F...,Tô F..., Tô F... Lembro-me quase que num estalo que meu tio também é PM e se havia alguém no mundo que poderia me ajudar naquela hora era ele!
- Alô? Tio? Vem me socorrer pelo amor de Deus, fui pega por uma blitz e vão levar meu carro pro depósito! TÔ FU...
- Calma, vou vestir minha farda e em 30 minutos eu chego aí!
- Cooooorre tio, cooooorre!!
Menos de cinco minutos depois, ainda tremendo como bambu verde, ouço o tal comandante com cara de carranca, chama todos os 28 proprietários dos carros apreendidos e diz:
- Todos vocês vão ter que ligar os faróis e seguir essa Nissan prateada da PM que vai levar o comboio até o depósito!
- PUTA QUE O PARIU!!!!
- O que a senhora disse moça?!
- NADA! Nada não seu guarda!!
Peguei o celular imediatamente...
- TIO, onde você está? Vamos sair direto pro DETRAN.
- Nossa Nayara, se vocês saírem daí, já era, na porta do DETRAN não posso fazer mais nada!!
Desliguei o telefone quase afônica.
Na tentativa desesperada de segura-los alí mais um pouco pensei em simular um desmaio... Pensei melhor, e se eles percebessem que eu estava fazendo teatro era capaz de eu acabar presa! Então parei ao lado da Nissan onde cá pra nós, estava um PM lindo de morrer controlando o tal computador e comecei a fazer perguntas idiotas para entretê-los e o tal comboio sair depois de meu tio chegar e me liberar...
-Oi?
-Oi!
- Poxa, você é novinho... É PM há pouco tempo né?!
- Não! Não sou tão novinho assim...
- Hum...
- Como funciona esse computador moço?
- O que vão fazer com meus documentos moço?
- Como devo proceder nessa situação moço?
Enfim, quando eu já sabia o nome da sétima geração do tal PM gatinho, o senhor cara de carranca informa:
- Pronto, vamos embora!
Já desolada, entrei no carro, liguei os faróis, e fui rumo ao depósito... Dois minutos depois chega meu tio buzinando ao meu lado com cara de: "Agora FU... mesmo!!!"
O que me restou foi pegar o celular (escondido da polícia) e ligar:
- Mãe, buáááááá
- O que houve Nayara?
- Fui pega pela Blitz, meu carro ta indo pro depósito!
- EU NÃO TE AVISEI NAYARAAA?!?!?!?!?!?!?!?
-Buááááaááááá
- Tá Nayara, tô indo pra lá.
Mais calma, tremendo pouco, a essa altura eu já podia ao menos dirigir o carro sem que ele saísse da faixa por conta da tremedeira.
Cheguei à porta do deposito lá estavam meu tio e o "Sr. Polícia Gatinho"...
Com a maior cara de PAU ainda tive forças pra cantar o tal príncipe do mal:
- Tio, avisa pro seu amigo que ele é muito lindo pra ser bravo assim!!
Meu tio coitado, quis cavar um buraco no chão, olhou pra mim com uma cara de pânico, com os olhos arregalados, respirou fundo e fingiu que não ouviu! Quando ia continuar a conversa, o gatinho responde:
- Olha... Quando você me vir na rua pode brigar comigo tá?!
Eu, quando ia soltar outra perola vejo que minha mãe estava chegando. Achei melhor ficar quieta e mudar o rumo da prosa...
Minha mãe com cara de quem queria me matar com uma faca de pão vira e diz:
- Quanto você está devendo?
- Não sei mãezinha... Temos que fazer os cálculos junto ao DETRAN.
Assim que organizamos tudo, fomos fazer os cálculos e o sistema estava fora do ar.
Pensei, então vamos à clínica renovar minha habilitação.
Fomos!
Chegando lá a moça me diz que eu teria que apresentar outro documento já que minha carteira de motorista havia sido apreendida e minha identidade estava vencida por problemas de digital, e que além da documentação haviam duas multas que deveriam ser pagas para o DETRAN autorizar a renovação.
Bom, o que resta é a carteira de trabalho que tinha ficado em casa, assim agente aproveita e paga as multas no caixa eletrônico ao lado do shopping perto do meu apartamento.
Fomos, estacionamos o carro da minha mãe em frente ao meu prédio, pegamos o documento necessário, fomos almoçar e em seguida fomos ao banco.
Tudo certo! (Doce ilusão)
Quando chegamos ao carro pra voltarmos ao DETRAN, cadê as chaves e os meus dois celulares?
Nessa hora eu já havia parado de respirar... Eu os havia esquecido em cima do balcão do caixa rápido do banco. Olhei para a minha mãe, deixe-a na sombra em frente ao chaveiro e saí correndo feito uma trombadinha no meio da rua... Em cima de um salto 13, com vestido social, cheia de bijuteria barulhenta, um coque perfeito e uma maquiagem impecável...
Quando percebi que o salto iria fazer com que eu chegasse ao banco trinta minutos depois, tirei os sapatos, segurei-os com uma única mão e corri o mais rápido que pude, saí nadando entre a multidão do shopping. Cheguei ao banco parecendo uma maluca, suada, descabela, colocando os pulmões pela boca... Quase chorando eu pergunto:
- Segurança? O senhor viu dois celulares e uma chave de carro encima daquele balcão?
- Sim! São esses?
Não precisa dizer que eu quase caí dura quando vi que haviam guardado... Soltei os sapatos no chão, calcei-os e voltei para o carro. Minha mãe ria às pampas sentadinha do banco do chaveiro, bebendo uma garrafinha de água beeeeem gelada!! A essas horas, já passavam das 15:00 , e o DETRAN fechava às 17:30 hs e eu ainda tinha que fazer os exames de renovação para conseguir tirar meu carro de lá.
Sacamos uma quantia "X" em dinheiro para quitar o restante do débito com o Departamento de Trânsito, afinal lá só se efetuam os pagamentos em dinheiro vivo. Quase 16:00hs recebemos a notícia de que o dinheiro não seria suficiente, teríamos que fazer outro saque. Quase entrando em pânico procuramos o banco mais próximo, que era próximo também da clinica onde havia marcado os exames.
- Mãe, vai ao DETRAN pagar as dívidas enquanto eu fico aqui pra renovar minha CNH?
Minha querida Mainha, após um ataque, concorda e segue rumo ao Departamento.
Entrei na clínica, fui direto ao consultório, e um médico que em outras circunstancias, diria ser muito simpático começou a me contar sobre a vida do seu filho, neto, vizinho, pai, mãe, tio, papagaio... Eu que não costumo dispensar uma boa conversa pedi educadamente para o velho se calar e terminar de me examinar!
Tudo pronto!
Às 17:15 hs saio correndo mais uma vez, atravessando a avenida W3 Norte a todo vapor para conseguir chegar novamente ao caixa rápido mais próximo na intenção de efetuar o pagamento da bendita carteira de motorista.
No meio da corrida escuto uma buzina a qual não dou a mínima atenção... Na volta do banco minha mamãe já me aguardava com as contas todas pagas... Faltando poucos minutos para o DETRAN fechar suas portas conseguimos entrar.
Chegando lá, um dos diretores do Órgão vira para mim e diz:
- Nossa, vi você correndo no meio da pista, fiquei com dó, ia te dar uma carona, mas você nem me olhou!!!
Com o rosto ardendo em chamas, vermelha como uma pimenta, desejando pela 54ª vez evaporar, sumir feito fumaça eu digo:
- Sério? Eu juro que não ouvi!!!
Mas enfim, no fim da tarde consegui retirar meu carrinho do depósito devidamente habilitada!
Saí me despedindo da metade dos funcionários, afinal, àquela altura todos já me conheciam e sabiam meu nome... O agente que fez a primeira vistoria no carro amou minhas tatuagens, a agente mais nova brigou comigo e me elogiou dizendo que eu era muito bonita para fumar tanto, o PM que me parou pediu desculpa por ter sido grosso ao me parar, o segurança dos carros afirmou querer me reencontrar em outra situação menos com meu automóvel preso no depósito, a segunda pessoa que fez a vistoria de retirada do veículo era uma moça muito fofa que me abraçou e me deu um beijo me desejando boa sorte na vida... Saí de lá dando tchau a todos e agradecendo tamanha educação.
Como se não bastasse, já eram quase 19:00 hs, na volta para casa, minha mãe dirigindo seu carro logo a minha frente, é bruscamente fechada por uma carro em alta velocidade e eu que estava imediatamente atrás de seu carro, à 100 km fui obrigada a pisar o pé no freio e fechar os olhos mesmo podendo ver a traseira do Astra da mamãe toda arrebentada! Quando o carro parou percebi que estava à dois dedos de um inevitável acidente!
Quase desfalecida, ainda consegui tirar forças não sei de onde para prosseguir...
Cheguei em casa, quando minha genitora me liga apenas para dizer:
- Filha, tranque bem a porta, tome um banho e vá dormir... Não saia mais de casa por nada nesse mundo, entendeu?! NÃO SAIA DE CASA HOJE!
Ao contrário do que todos disseram, esse dia 29/01/2009 foi sim o meu dia.
O dia que tinha tudo para dar errado, mas no fim, "Entre mortos e feridos, salvaram-se TODOS".
Deu tudo certo e agora eu faço questão de ser parada em blitz, principalmente se o "Sr. Polícia gatinho" estiver por lá com o seu computador perverso!!!!
Ah! E graças a Deus meu padrinho está bem!! Foi só um susto!